Freio Oito

O Freio oito é o freio mais utilizado no mundo para a prática de rapel, tendo diversos fabricantes que produzem modelos bem semelhantes entre si. Em geral, o freio oito é usado para descidas rápidas, tendo suas particularidades definidas por suas variações: com abas ou sem, ionizado, de aço, alumínio, etc.
Conheça um modelo! FREIO OITO ALUMÍNIO USCLIMB

Freio ATC

Freio ATC é um dispositivo cuja sigla ATC significa Air Traffic Controller, (controle de trafego aéreo).
O dispositivo Freio ATC é utilizado para controlar as decidas na prática de salvamento com cordas, montanhismo e rapel. É uma alternativa para os que não se sentem a vontade utilizando o Freio em 8, pois possui algumas vantagens.

Vantagens do Freio ATC: A principal vantagem que faz os atletas escolherem o Freio ATC é o fato do dispositivo esquentar muito menos do que o freio 8 por ter muito menos atrito com a corda.

As outras duas vantagens é em relação à segurança, que por sua forma de utilização, passando a corda por dentro dele e alçando o mosquetão que prende na aliança da cadeirinha, se elimina um ponto de falha importante e a outra é que o Freio ATC controla melhor a liberação da corda chegando ao ponto de frear a descida sem a intervenção do atleta.

Conheça um modelo! FREIO ATC SIDEUP MODELO VEGA

Deixe um comentário

Adicionar um comentário

1 thought on “Freio Oito ou Freio ATC? Qual usar?”

  • Kelson Rodrigues

    Lembrando que, recomendamos o uso do freio Oito até 5Om (usado em qualquer ambiente vertical) e o ATC até 70m , não é recomendado o uso em Cachoeirismo, porém pode usar corda dupla, seja para uma redundância e ou recuperação de corda após o rapel.