Texto traduzido e adaptado – fonte:
https://www.theuiaa.org/uiaa/international-mountain-day-2021/

O dia 11 de dezembro marca o Dia Internacional da Montanha das Nações Unidas. O tema deste ano é turismo de montanha sustentável. Este artigo oferece acesso a uma série de recursos e detalhes sobre as atividades da UIAA em torno do marco.

O turismo sustentável nas montanhas pode contribuir para criar opções de subsistência adicionais e alternativas e promover o alívio da pobreza, a inclusão social, bem como a conservação da paisagem e da biodiversidade. É uma forma de preservar o património natural, cultural e espiritual, de promover o artesanato local e os produtos de alto valor e celebrar muitas práticas tradicionais, como as festas locais.

O turismo de montanha atrai cerca de 15 a 20% do turismo global. O turismo, entretanto, é um dos setores mais afetados pela pandemia Covid-19, afetando economias, meios de subsistência, serviços públicos e oportunidades em todos os continentes. Nas montanhas, as restrições da pandemia agravaram ainda mais as vulnerabilidades das comunidades montanhosas. Esta crise pode ser vista como uma oportunidade para repensar o turismo de montanha e seu impacto sobre os recursos naturais e meios de subsistência, para gerenciá-lo melhor e direcioná-lo para um futuro mais resiliente, verde e inclusivo.Embora o turismo de montanha sustentável seja o tema sugerido para 2021, os países, comunidades e organizações são bem-vindos para celebrar o IMD por meio de um tema que seja mais relevante para eles.

PRÊMIO DE PROTEÇÃO DE MONTANHA UIAA 2020-2021

Em um webinar especial da série UIAA Mountain Network, o quarto de 2021, foi realizado na sexta-feira, 3 de dezembro, para anunciar o vencedor do Prêmio UIAA de Proteção à Montanha 2020-2021, confira!

https://www.youtube.com/watch?v=jNdDhJul_r4


A organização está realizando um webinar especial na sexta-feira, 10 de dezembro, para marcar o Dia Internacional da Montanha. Entre os palestrantes está Carolina Adler, Presidente da Comissão de Proteção de Montanhas da UIAA que, entre outros tópicos, abordará o papel do Prêmio de Proteção de Montanhas da UIAA.

LINK PARA ASSISTIR A GRAVAÇÃO DO EVENTO: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=external&v=3098309430437333

Deixe um comentário

Adicionar um comentário